//Quanto VALOR você consegue extrair da iluminação de um edifício?

Quanto VALOR você consegue extrair da iluminação de um edifício?

A iluminação é essencial em todos os edifícios, isso é um fato. Ela está presente em todos os andares e salas e se faz fundamental para o bem-estar, produtividade e conforto de seus usuários. Mas ainda sendo um recurso tão importante e tão presente, há pouco controle sobre ela. Essa falta de controle, além de gerar desperdício, é um atestado que você não está extraindo todo o valor que poderia do seu sistema de iluminação.

Em um sistema padrão de iluminação, as luzes estão operando, boa parte do tempo, com 100% de sua capacidade. Também não há nenhum software ou inteligência por trás dela, isso significa que uma quantidade imensa de dados, que poderiam fornecer informações importantes para melhorar cada vez mais o edifício para seus usuários, é perdida, tais como:

  • Consumo de energia nos variados ambientes;
  • Ocupação dos espaços;
  • Fluxo de pessoas nos espaços;  
  • Picos de consumo;

Mas já existem soluções para preencher a lacuna da iluminação nos edifícios e proporcionar maior controle e economia. Continue lendo para descobrir o futuro da iluminação nos edifícios.

Iluminação LED

Os benefícios da iluminação LED já foram amplamente documentados e comprovados. Além de proporcionar economia em energia e manutenção, as lâmpadas LED também possuem maior vida útil. Outros recursos dos LEDs incluem comprimento de onda (ou seja, temperatura de cor) para otimização do ritmo circadiano, cor e/ou piscar para indicar caminhos de emergência e luz constante (não modulada em 60Hz que leva à fadiga ocular).

O uso de iluminação LED como a espinha dorsal de uma rede totalmente IP integra sistemas de controle inteligentes, possibilita o uso uma série de novos recursos e um aumento de dispositivos de baixa tensão no edifício. O preço da iluminação LED continua a cair e agora é comparável às tecnologias de iluminação legadas. Gerentes de instalações e tomadores de decisão estão considerando esses fatores ao substituir ou comprar nova iluminação.

Iluminação com sistema PoE

O Power Over Ethernet (PoE) possibilita a comunicação e transmissão de energia através do mesmo cabo. Sendo de corrente contínua de baixa tensão, os cabos PoE eliminam a necessidade de conduítes e não necessitam de instaladores certificados. Além disso, por transmitir dados e energia pelo mesmo cabo, o PoE também fornece uma economia considerável em material e facilita a instalação.

Em um sistema PoE, cada luz se conecta à rede de TI do prédio. O sistema pode gerar novas maneiras de interagir com pessoas e ambientes, coletar e compartilhar dados e aumentar o bem estar e a produtividade. As luminárias podem se tornar o ponto focal de uma rede totalmente IP, fornecendo inteligência, coletando e compartilhando dados sobre ocupação, padrões de atividade, temperatura, níveis de luz do dia e outros dados. A flexibilidade de uma rede totalmente IP ajuda a preparar seu investimento para o futuro e os aplicativos emergentes podem usar esses dados para oferecer valor excepcional aos usuários e gerentes de construção.

Em um estudo de caso recente, o The Edge1 analisou um inovador edifício de escritórios em Amsterdã construído para a Deloitte. O objetivo era criar um ambiente de trabalho intuitivo, confortável e produtivo para os funcionários, economizar energia e preparar o edifício para o futuro usando iluminação LED e PoE. O estudo mostrou uma economia de custos de 33% por funcionário, melhorando o ambiente de trabalho e fornecendo uma rede PoE baseada em iluminação para alavancagem futura. Os benefícios de uma infraestrutura de rede IP projetada para suportar iluminação, energia, monitoramento de dados e controles prediais em um único sistema flexível incluem:

  • Maior eficiência, maior segurança, maior conforto e menor custo de operações de instalações
  • Coleta de dados de toda a instalação, zonas específicas ou espaços individuais
  • Custos de infraestrutura e instalação reduzidos
  • Oportunidade para Li-Fi

Solução Vari-MaTriX

Quando se trata de PoE, a Panduit tem a melhor (e menor) solução do mercado. O exclusivo sistema Panduit® Categoria 6A Vari-MaTriX oferece a melhor solução de cabeamento do setor para suportar o padrão PoE ++ 802.3bt para níveis de potência de até 100 watts. Além de contar com o menor diâmetro da indústria (0,250”), os cabos Cat. 6A contam com uma folha metálica de segmentos variados, proporcionando maior proteção sobre Aliencrosstalk e maior imunidade a ruídos externos. Os cabos e conectores de cobre Panduit Categoria 6A são projetados para gerenciar PoE melhor do que qualquer outra solução no mercado. Conheça mais da solução exclusiva Panduit aqui

Sobre a Groz

Fundada em 2015 para suportar as operações comerciais de multinacionais de tecnologia e telecomunicações que querem atuar no Brasil, a Groz viabiliza o acesso e a participação destas empresas no mercado nacional, agregando valor com engenharia e uma cadeia de valor que conta com distribuidores, consultores e integradores de sistemas. Entre sua rede de representadas a Groz é, orgulhosamente, a representante EXCLUSIVA da Panduit no Brasil.

Sobre a Panduit

Desde 1955, a cultura de curiosidade e paixão pela solução de problemas da Panduit permitiu conexões mais significativas entre os objetivos de negócios das empresas e seu sucesso no mercado. A Panduit cria soluções de infraestrutura física, elétrica e de rede de ponta para ambientes corporativos, do data center à sala de telecomunicações, do desktop ao chão de fábrica. Com sede em Tinley Park, IL, EUA e operando em 112 locais globais, a reputação comprovada da Panduit em qualidade e liderança em tecnologia, junto com um ecossistema de parceiros robusto, ajuda a apoiar, sustentar e capacitar o crescimento dos negócios em um mundo conectado.

fonte: PoE Lighting Benefits and Design Considerations, Panduit

2022-02-02T09:54:27-03:00