O encaminhamento de cabos sob piso elevado ainda é realidade em grande parte dos Data Centers e segue, na maioria dos casos, sendo uma pedra no sapato dos gerentes de Data Center. Mas afinal, qual o problema de encaminhar cabos sob piso elevado?  
 
Essa resposta talvez você já saiba, mas é sempre bom recapitular e podemos começar com uma dor de cabeça (e nas costas) dos técnicos que realizam a manutenção em espaços com este tipo de encaminhamento: a ergonomia. Não é de se espantar que realizar qualquer tipo de tarefa em um espaço abaixo do nível dos seus joelhos, onde se faz necessário ficar agachado ou se abaixar muitas vezes, é extremamente desconfortável e ergonomicamente danoso para quem realiza a tarefa. Se você é um técnico que trabalha em um ambiente do tipo, sabe bem do que eu estou falando.  


 Técnico de data center agachado
a manutenção sob piso elevado pode ser extremamente
desconfortável

Além da ergonomia um dos maiores problemas do encaminhamento de cabos sob piso elevado diz respeito a refrigeração. A BCSI dá notas de precaução importantes no que tange a encaminhamento de cabos sob piso elevado e o principal diz respeito a quantidade de cabos a ser encaminhado sob o piso pois, na maioria dos casos, o piso elevado também é usado para o insuflamento de ar. Em situações em que há um excesso de cabos sendo encaminhado pelo piso elevado, há uma perda de eficiência na refrigeração, consequentemente resultando em uma perda de eficiência energética e aumento de custos com refrigeração.

Felizmente existe uma solução melhor e mais eficiente para encaminhar os cabos em seu Data Center. 

A saída está SOBRE sua cabeça 

A saída existente é o encaminhamento de cabos aéreos. Existem no mercado as mais variadas opções de encaminhamento de cabos aéreos e são diversos os benefícios atrelados ao uso deste tipo de solução, entre eles: 

  • Melhor ergonomia para manuseio do cabeamento
  • Melhor rendimento térmico em casos de insuflamento de HVAC sob piso elevado
  • Melhor separação e organização do cabeamento 

A Panduit é reconhecida por suas duas principais soluções de encaminhamento de cabos aéreos que, além dos benefícios já listados, também possuem outras vantagens importantes para sua instalação. Conheça um pouco mais da solução Wyr-Grid ® e a solução FiberRunner ®.

FiberRunner ® 

  

Construído em PC/ABS o sistema de encaminhamento de cabos aéreo, projetado para fibra  FiberRunner®  da  Panduit cumpre com todos os requisitos de segurança mundiais e com os requisitos da UL 94V-0, um dos testes de chamas mais rigorosos, o que torna ele a opção mais segura para encaminhamento de cabos nos mais diversos ambientes. Para além disso, o FiberRunner ® é totalmente instalado por encaixes, eliminando a necessidade de furos ou recortes danosos para a estrutura do encaminhamento, que podem também causar danos a fibra. A instalação por encaixes também garante ao FiberRunner ® versatilidade e facilidade em sua instalação, resultando em redução de custos.  
Saiba mais do sistema de encaminhamento de cabos FiberRunner ® da Panduit no vídeo abaixo
Encaminhamento de cabos Panduit FiberRunner – YouTube

Wyr-Grid ®

Já em uma primeira vista você pode se fazer uma pergunta sobre o aramado Wyr-Grid ® da Panduit: Por que o Wyr-Grid ® é instalado de cabeça para baixo? O sistema de encaminhamento de cabos Wyr-Grid ® da Panduit possuí este design para facilitar a instalação e manter a integridade da estrutura do aramado. Nos aramados tradicionais do mercado, a instalação requer cortes nas laterais para formar T’s e cruzetas, o que compromete a estrutura do aramado e pode resultar em danos aos cabos que estão sendo encaminhados.  
 
Com o Wyr-Grid ®, cortes na estrutura não são necessários e os custos instalação da estrutura são até 50% menores se comparado a instalação e sistemas de encaminhamento disponíveis no mercado. O Wyr-Grid ® também conta com aterramentos nos encaixes, eliminando a necessidade de um aterramento posterior no aramado.  
Sabia mais sobre o Wyr-Grid ® no vídeo abaixo
Upside Down Wire Mesh Cable Tray Benefits – YouTube  

Conclusão

Encaminhar os cabos sob o piso elevado pode se tornar mais um problema que uma solução, optar pelo encaminhamento aéreo de cabos pode resultar em uma economia de tempo e custos importante para seu espaço. Se seu encaminhamento de cabos se tornou uma dor de cabeça, a Panduit tem a solução para isso. Entre em contato conosco e descubra o mundo de possibilidades que a Panduit tem para oferecer.