//A otimização da eficiência energética no Data Center

A otimização da eficiência energética no Data Center

Introdução

À medida que a demanda em um Data Center aumenta, mais se exige dos equipamentos de TI aumentando o consumo energético. Mas esse consumo crescente de energia nos Data Centers tem aumentado os custos a ponto de forçar os gerentes de TI a concentrar toda sua energia no enfretamento do desafio da otimização da eficiência energética no Data Center.

Um fato que talvez você não saiba é que somente 50% da energia consumida pela maioria dos Data Center é proveniente dos equipamentos de TI, o que implica que a outra metade do consumo é proveniente da infraestrutura. A boa notícia é que o consumo de infraestrutura pode ser otimizado, de modo a cortar custos e gerar uma maior eficiência dos equipamentos.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas ideias que podem contribuir com a otimização da eficiência energética em seu espaço.

O ponto de partida

O caminho para a melhoria começa com a compreensão de onde você está e um bom ponto de partida em seu esforço para melhorar a eficiência é escolher uma métrica amplamente aceita. A PUE, acrônimo de Power – Usage – Effectiveness, tornou-se uma métrica muito aceita no setor, usada para medir a eficiência energética do Data Center. De acordo com o Green Grid, um PUE de 1,0 é o PUE ideal e significa que 100% da energia entregue ao data center vai para o equipamento de TI. (Como ponto de referência, a EPA tem a PUE média atual para Data Centers em 1,92, enquanto uma boa meta de PUE para trabalhar é 1,2.). A avaliação normalmente começa com o monitoramento do consumo de energia no Data Center que pode ser complementada com uma análise de fatores ambientais (temperatura, pressão etc). Depois de coletados, esses dados são usados ​​para calcular a PUE do seu Data Center e identificar áreas problemáticas específicas para que você possa planejar e implementar melhorias.

Resfriamento

O consumo de energia elétrica referente à refrigeração representa 37% do consumo total de energia dentro de uma Data Center, sendo 25% derivados da refrigeração e 12% da circulação de ar. Sendo assim, otimizar o consumo de energia dedicada a refrigeração em seu Data Center é fundamental para uma melhor eficiência energética e redução de custos, de forma geral. A otimização da capacidade de resfriamento também é a maneira mais prática para a obtenção de economias energéticas em um curto prazo. Falando em otimização, uma das maneiras de otimizar a eficiência do resfriamento existente é a implementação de produtos de vedação de piso para maximizar a separação do ar resfriado do ar quente. Soluções de confinamento também se mostram extremamente eficientes no diz respeito a eficiência energética, otimizando a utilização do espaço e a eficiência de suas máquinas de ar-condicionado e cessando com a recirculação de ar. Por fim a utilização de encaminhamento aéreo de cabos desafoga o piso elevado, reduzindo o gasto energético de insuflamento de ar.

Iluminação

Em linhas gerais, superfícies pretas absorvem grande parte da luz que incide sobre elas refletindo somente uma pequena parcela. Ao usar cores mais claras em seus racks, mais iluminação é refletida na sala e o ambiente, de forma geral, se torna mais iluminado. Com isso, são necessários menos aplicações de luz, resultando em uma carga de energia dedicada a iluminação mais baixa.  Para além disso, os racks na cor branca se mostram extremamente eficientes no que diz respeito a otimização das condições de trabalho para os técnicos. Isso acontece porque os racks na cor branca também fornecem uma melhor iluminação interna, resultando em uma maior visibilidade dos componentes do interior do rack. Em uma pesquisa realizada pelo departamento de P&D da Panduit, foi constatado que, se forem usados ​​racks brancos no lugar de rack pretos, sem alterações no nível de iluminação da sala, a visibilidade da parte de interna traseira do rack aumenta em 80%. Já em um cenário de iluminação da sala reduzida para aproveitar a maior refletividade dos racks brancos e economizar nos custos de energia, a iluminação interna do rack ainda será 16% maior.

Gerenciamento e medição

Seja em um espaço otimizado ou não, soluções de monitoramento e gerenciamento são fundamentais para entender a situação de consumo de energia e do ambiente como um todo. Para este fim, a solução SmartZone ™ da Panduit é uma opção completa que oferece desde PDU monitoradas a sensores ambientais e um software de controle. Confira mais no link ao lado: Panduit SmartZone G5 – YouTube.

Conclusão

Espero que possamos ter contribuído com algumas ideias para melhorar a eficiência energética de seu data center. Se inscreva em nosso newsletter para não perder as próximas atualizações

By |2021-07-16T13:38:46-03:00julho 14th, 2021|Data Center|0 Comments

Leave A Comment