Loading...

4 Dicas Para Otimizar as Salas de Telecom

Ainda que assustadora, a cena acima é familiar para muitos técnicos em seus trabalhos diários em salas de telecomunicações. À medida que os prédios se tornam mais digitais, mais e mais equipamentos estão sendo espremidos em TR’s já lotadas, o que pode levar a cenas como esta. Mas hoje vamos apresentar para você 4 dicas para otimizar o gerenciamento de cabos na sua TR’s.

Mais gerenciadores, por favor

Os gerenciadores de cabos horizontais e verticais estão disponíveis para uma finalidade. É seguro dizer que, na imagem acima, alguns desses cabos estão sofrendo deformação indevida, o que pode causar problemas de desempenho. Além disso, esse emaranhado torna manobras, acréscimos e alterações algo quase impossível! Você pode imaginar tentar encontrar o caminho de um único Patch Cord do switch para o Patch Panel nessa bagunça? Fingers e gerenciadores de cabos fornecem suporte e, quando alterações forem necessárias, será mais fácil localizar, isolar e gerenciar um cabo específico. Ao escolher um gerenciador de cabos, lembre-se de que com 50% de sua capacidade os gerenciadores já são considerados “cheios”.  Com apoio da calculadora fornecida pela Panduit, determinar a quantidade e os tamanhos dos organizadores necessários se tornam tarefa fácil. (Você pode encontrar nossa calculadora aqui.) Para capacidade máxima, os organizadores verticais possuem unidades de rack em seu interior, liberando unidades de rack para equipamentos críticos em TR’s onde o espaço é escasso.

Sem excessos.
Muitos técnicos presumem que se Patch Cords de 6 pés (182,88cm) alcançam confortavelmente as portas, então um patch cord de 7 pés (213,36 cm), 8 pés (243,84 cm) ou 10 pés (304,8 cm) é a melhor prevenção para caso as configurações do rack mudem no futuro. Da mesma forma, pode ser tentador ignorar o gerenciamento de cabos e passar um Patch Cord muito curto de um rack para o outro. Embora possam parecer soluções temporárias aceitáveis, com o tempo você acaba com uma bagunça de cabeamento como a imagem acima. Dimensione seu patch de acordo com a instalação e o resultado é um encaminhamento de cabos perfeito, o que simplifica o gerenciamento da TR. As opções de ativação direta do switch usam Patch Cords curtos (6 ou 8 polegadas), que se conectam diretamente a um switch, acima ou abaixo, do painel de patch. Esta solução é uma definição de “tamanho certo” para a instalação, eliminando a necessidade de gerenciadores de cabos horizontais e abrindo o espaço do rack para outros usos.

A ativação direta do switch com Patch Cords curtos reduz os desafios de gerenciamento de cabos no rack drasticamente.

Nomeie seus cabos.
Identificar e rotular adequadamente o cabeamento ajuda muito os técnicos em instalações, mesmo quando o cabeamento está desordenado. Rotular cada Patch Cord com um identificador exclusivo permite que os técnicos localizem e gerenciem facilmente um link no futuro, simplificando o gerenciamento. Os padrões definem alguns protocolos para rotular cabos, como usar rótulos gerados por máquinas e rotular cada conexão em cada extremidade. Além disso, é fundamental que o sistema de identificação seja documentado e mantido atualizado para facilitar as atualizações do sistema e simplificar a solução de problemas, reparos e alterações.

 

O melhor caminho é reduzir.
Cabos de bitola menor também farão maravilhas para a TR. Com um terço do tamanho dos Patch Cords tradicionais 24 AWG, os Patch Cords 28 AWG oferecem o mesmo desempenho e permitirão a você mais do que dobrar o número de Patch Cords que cabem em um gerenciador de cabos padrão. Por exemplo, em um gerenciador de cabos de 4 polegadas caberá 213 Patch Cords de Categoria 6 24 AWG ou 523 Patch Cords de Categoria 6 28 AWG – um aumento de 146%. Os cabos menores criam feixes menores que se encaixam melhor nos Fingers do gerenciador padrão; e, por serem menores e mais flexíveis, são simplesmente mais fáceis de encaminhar e gerenciar, ajudando a eliminar a correção “temporária” que lentamente se torna permanente, resultando em TR’s impossíveis de gerenciar (Solicite aqui uma amostra do Patch Cord 28 AWG e comprove). Ao implementar algumas ou todas essas mudanças, seus TR’s devem se tornar mais fáceis de instalar, solucionar problemas e gerenciar. Eles não irão mais tirar seu sono, mas serão um recurso importante no gerenciamento de sua rede ou de seu edifício.

Fonte: Learn some tricks for eliminating frights from telecommunications rooms. (panduitblog.com)

By |2021-07-08T09:37:36-03:00maio 31st, 2021|Data Center|0 Comments